Translate

domingo, 14 de maio de 2017

CAXANGÁ - A PORTA DO MUNDO (EXCLUS. CSDT)



O GRUPO
A banda mineira Caxangá foi formada em meados de 2014, na cidade de Contagem. Inicialmente um quarteto formado por voz, guitarra baixo e bateria, a banda inicia seu trabalho com releituras de clássicos da MPB, diversamente forjadas em segmentos como a música regional e em movimentos como o “Clube da Esquina” e a “Tropicália”, num descompromissado objetivo de se apresentar na cena cultural local.
Ao longo de 2015, com um repertório já definido, a banda faz esparsas apresentações, mas suficientemente sólidas para acender a chama de um trabalho mais elaborado e particular. Iniciam-se os preparativos para um registro autoral.
É confeccionado então o projeto “Caxangá”, já em 2016, inscrito e aprovado no Fundo Municipal de Cultura de Contagem (FMIC 2016), que permite a gravação do CD “A Porta do Mundo”. A inclusão de um quinto elemento, a percussão, se fez imprescindível para a consolidação da personalidade musical da banda. Gravado no Audio Track Studio, o CD traz 10 composições próprias, que transmitem com fidelidade as idéias e as sensações musicais do Caxangá. O show de lançamento do CD, realizado no Teatro da Casa Azul em 15 de Outubro de 2016, torna-se simbolicamente o batismo dessas composições, potencialmente por ser um momento marcado por grande sinergia entre banda e público.
O Caxangá agora segue no sentido de levar esse trabalho a todos os canais que a ele estiverem abertos, através dos shows, das rádios, dos programas, enfim, de todos aqueles que acreditam que a música já é suficiente por si só.

A PORTA DO MUNDO

 O álbum “A Porta do Mundo” é o primeiro trabalho da banda Caxangá. Lançado em 15 de Outubro de 2016, no Teatro da Casa Azul, em Contagem, traz 10 músicas autorais, cujo traço mais forte inicialmente percebido é o ecletismo, em virtude das formações musicais bem diversas dos músicos, que paradoxalmente se desenvolve sobre a forte influência da música regional brasileira, lugar comum a todos da banda.

O trabalho, amparado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, foi gravado entre Agosto e Setembro de 2016, no estúdio Audio Track, em Betim/MG, por Rodrigo Lourenço, que assina a produção juntamente com Marcelo Marzano. As composições são de Marcelo Marzano e Mariana Scapolatempore, arranjadas pela banda.
Tão diversa quanto a parte musical é a parte lírica. Ao mesmo tempo em que algumas letras tratam do dia-a-dia, outras tem temas políticos ou discorrem sobre a psicologia humana ou são baseadas em obras literárias ou cinematográficas, além de inspiradas por temas da cultura popular.
O álbum vem recebendo críticas bastante positivas e, consequentemente, abrindo as portas dos principais canais culturais da grande Belo Horizonte.
“A Porta do Mundo” reflete a liberdade musical que a banda acredita ser a grande vestimenta de seu trabalho. Sem padrões pré-estabelecidos ou público-alvo, num emaranhado de temas e climas, pretende, sem regras, despertar sensações. É essa a alma da arte.
O disco é recheado com jazz, progressivo, blues, regionalismo, pop uma mistureba de ritmos .
Me chamou muito atenção as boas colocações do baixo de Beto Neves e a batera de Glaydson Benevenuto.
Contato: (31) 99959-8761

 Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO


Nenhum comentário:

Postar um comentário