Translate

domingo, 18 de junho de 2017

JORGE DIKAMBA - CANTORIAS FOLGUEDOS E QUINTAIS (EXCLUS.CSDT)

Ano passado postei uma coletânea dos dois discos do Jorge que recebi de um seguidor do blog.
Agora acabo adquirir o original e com exclusividade canto sagrado compartilho esse grande menestrel de Sabará como Seu Ribeiro tem uma grande influencia do mestre Elomar.
Bio
Jorge Dikamba é um dedicado pesquisador das culturas brasileiras. Multi-instrumentista autodidata, realizou concertos, participou de shows ao lado de artistas de reconhecida competência e exerce intensa atividade junto a grupos de cultura popular em Minas Gerais há treze anos ininterruptos. Compositor arguto, possui elevada capacidade de articulação com diversas linguagens musicais. Percussionista em espetáculos de danças afro-brasileiras, tem atuado com grupos e artistas de renomada competência. Acompanhou o Família Alcântara Coral em várias tournées nacionais. Participou de eventos ao lado de grandes artistas mineiros, como Titane, Renegado, Helena Pena, Maurício Tizumba, Markú Ribas e Elza Soares, dentre outros. Fundou em 1998 a Cia. Baobá de Arte Africana (hoje Cia. Baobá Minas), com a qual fez dezenas de apresentações em vários estados do país. Foi instrutor de música para crianças em aglomerados de Belo Horizonte e em escolas da região. Participou do Festival Internazionalle del Folklore e Carnevalle del Pollino em Castrovillari e em Roma (Itália), acompanhando a Cia. de Danças Bataka de Belo Horizonte. Foi regente do coral infantil Todos os Cantos, formado por alunos da Escola Municipal Santa Luzia, na cidade homônima, onde lecionou Percussão e Canto Coral. Coordenador do grupo Tambores Gerais, em Sabará/MG.
Escritor, músico e compositor, Dikamba e um dos fundadores do Instituto Cultural Aníbal Machado – Borrachalioteca, que conquistou diversos prêmios nacionais (Viva Leitura, Ponto de Leitura etc). Multi-instrumentista e arranjador, ministra cursos e oficinas de música desde 2002. Premiado em diversos concursos literários nacionais, é autor dos livros Amani (Belo Horizonte: Com Arte, 2010) e A Menina na Cadeira (Belo Horizonte: Crisálida Editora, 2011), além de outras publicações,com diversas palestras proferidas sobre negritude, história, literatura e música. Foi agraciado em 2014 com o 1º lugar do concurso Livro de Graça na Praça, tendo seu texto vencedor sido publicado em livro ("Mulheres", pela Mazza Edições). É coordenador da Casa das Artes Borrachalioteca de Sabará, centro cultural que abriga uma biblioteca infanto-juvenil e a primeira “cordelteca” da Região Metropolitana de Belo Horizonte e congrega oficinas permanentes de literatura de cordel, declamação e artes integradas. Produziu em 2011/2012 o CD Dono do Tempo e em 2015 o CD "Cantorias, Folguedos e Quintais", tendo realizado dezenas de apresentações em diversas cidades do país. Já se apresentou ao lado de grandes artistas brasileiros, como Helena Penna, Chico César, Markú Ribas, Família Alcântara Coral, Dona Jandira, Fabiana Cozza, Vander Lee dentre outros, dentro e fora do Brasil. Produziu diversos concertos em Sabará, Itabirito, Santa Luzia, Belo Horizonte, Cordisburgo e outras cidades, divulgando seu trabalho autoral.

O disco
Neste disco Jorge Dikamba apresenta obras autorais que mesclam elementos do erudito e do popular, abordando temas presentes no nosso imaginário com reminiscências melódicas e literárias do rococó, do romantismo e do trovadorismo ibérico, de par com a inconfundível rítmica afro-mineira que caracteriza suas criações.

Em suas canções ecoam vozes múltiplas que remetem à árdua epopeia dos habitantes do agreste, à sonoridade do cerrado mineiro, aos sertões e ao Jequitinhonha, descortinando paisagens e sentimentos.
Amantes, jagunços, tropeiros, cangaceiros e lavradores humildes são personagens de histórias épicas e causos acontecidos nas veredas do sertão, no Brasil profundo.

Percussão e sonoplastia: Babu Xavier e Charlie Sassá
Participação especial: Vitoria Regina, soprano
Onde encontrar discos
Discomania - Rua Paraíba, 1378, lj 117 – Savassi – BH
Trem Azul – Av. Álvares Cabral – Centro – BH
Acustic@cd - Rua Fernandes Tourinho, 300 -Savassi
Livraria Nandyala  Avenida do Contorno, 6000 - Savassi
Discoplay Discos Raros - Rua Tupis, 70 - Centro 

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.

Download em 320Kbps

CANTO SAGRADO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário