Translate

domingo, 18 de junho de 2017

QUELUZ DE MINAS - DISCOGRAFIA (EXCLUS. CSDT)



Tive o prazer de conhecer suas musicas ainda adolescente o que era normal naqueles tempos curtir uma boa musica aos 14 anos o que infelizmente isto hoje é raríssimo.
Peguei esta semana os dois primeiros discos (vinil) emprestado por um amigo e desde já quero agradecer ao Marcio (Tucano) por confiar em emprestar estas relíquias para ripar e remasterizar para mp3 em 320Kbps.
Muita responsabilidade (com os discos) e horas de trabalho a noite, mas valeu a pena e como valeu !
E agora compartilho com vcs com exclusividade do canto sagrado esse grande grupo das alterosas.

O GRUPO
O Queluz, um grupo vocal de genética mineira (mais exatamente de Lafaiete), surgiu em 1979, com o intuito de fazer um show em homenagem a um músico de nossa cidade, João Salgado, que foi professor de 02 integrantes da banda. Ele fazia parte da famí­lia Salgado que ficou conhecida por fabricar as lendárias, e hoje raras, violas de Queluz sonho de qualquer violeiro e titulo de disco do mestre  Renato Andrade.
Após o sucesso do evento inicial, várias propostas para apresentações foram surgindo e o grupo se apresentou em inúmeras cidades do interior de Minas e em importantes projetos na capital mineira.
O grupo foi premiado em dezenas festivais da canção, muito comuns à época. Em 1981 lançou um compacto duplo e em 1982 o LP ¨Pra Vida¨ todos privilegiando as músicas autorais. Estes discos são relíquias e raros. Nos anos 90 saiu uma compilação reunindo esses 02 trabalhos em um CD, que também se encontra esgotado.
O Queluz era basicamente um grupo acústico-vocal interpretando suas próprias canções. Até hoje, mesmo após sua extinção em 1983,  muitos músicos jovens da região ainda executam, com frequência, suas músicas como ¨Esse Meu Coração¨, ¨Veludo¨ e ¨Poeira¨.


O grupo, que ficou longe dos palcos e dos estúdios por cerca de 30 anos, lançou em dezembro de 2013, um EP com quatro músicas autorais e inéditas. Mesmo não se tratando de um “revival”, os integrantes do grupo, que hoje transitam em várias frentes (alguns deles na música), resolveram se juntar e gravar este EP.

Pelo prazer de cantar, como retribuição a um público seleto mas de fiéis seguidores e – por que não? - pra botar a cara a tapa.

Para as gravações do EP, foi convocado um time de peso, como Juarez Moreira (violão, guitarra e direção musical), Kiko Mitre (baixo), Neném (bateria), Ricardo Fiúza (teclados) e Cristiano Caldas (acordeon). O grupo vocal Queluz de Minas é formado por Valdênio, Moacyr, Ivan Curty, Tuca Boelsoms, Luiz Fernando, Maria Inez e Maria do Céu.


Para quem quer saber mais sobre o grupo.



Discografia



 Download





Download





Download

Um comentário: